sábado, 23 de junho de 2012

JESC 2012 - Final Estadual

O araranguaense Leandro Ubialli Cardoso, retorna de Lages com a honrosa medalha de prata, depois de travar difíceis disputas num torneio de apenas 8 enxadristas de 12 a 14 anos, que jogaram todos contra todos (Sistema Shuring), em sete rodadas decisivas.

Leandro saiu de viagem na última quinta-feira (21/06) e retornou na madrugada de sábado para domingo.

Foi acompanhado do seu Professor de Educação Física Alcionir Do Nascimento Lidio (Nico) do Colégio Estadual Maria Garcia Pessi do Bairro Cidade Alta em Araranguá/SC. Agradecemos o Prof. Nico pelo seu empenho e dedicação com o atleta araranguaense nessa jornada pelo xadrez na cidade de Lages.

Os oito enxadristas classificados, campeões e vice-campeões regionais, representaram de fato, a Elite do xadrez catarinense. Entre eles campeões brasileiros e campeões catarinenses em suas categorias, indicando que realmente as partidas seriam difíceis e muito disputada. O campeão fez 5,5 pontos em sete possíveis, sendo que todos conheceram pelo menos, uma derrota, evidenciando o elevado nível dos competidores.

Leandro esteve muito bem no torneio e lutou bravamente, venceu fortíssimos adversários, como o Leonardo Borges de Lages e o atual Campeão Sub-14 do FESCRI 2012 e também Campeão Sub-14 na última Etapa do Circuito de Lages, o enxadrista multicampeão Ruan Gonçalves de Fraiburgo. 
Conseguiu chegar na última rodada podendo ser campeão em vantagem de pontos em relação ao seu adversário, mas não foi muito feliz nessa rodada contra o atual campeão brasileiro sub-12 e multicampeão Thiago Dobuchak de Blumenau, conhecido como Thiaguinho, que foi o pequeno grande campeão no evento.


A Etapa Estadual terminou com o seguinte pódio:

CAMPEÃO:
Thiago Dobuchak
(Blumenau - Colégio Bom Jesus);

VICE-CAMPEÃO:
Leandro Ubialli Cardoso
(Araranguá - EAB Maria G.Pessi);

3º Lugar:
Leonardo Borges (Lages - CEDUP).


2ª Rodada: Leonardo Borges (Lages) x Leandro Ubialli Cardoso (Ararangua)

4ª Rodada: Ruan Gonçalves (Fraiburgo) x Leandro Ubialli Cardoso (Araranguá)

6ª Rodada: Vinícius Topanotti (Criciúma) x Leandro Ubialli Cardoso (Araranguá)

Destacamos também a participação do Criciumense Vinicius Valga Topanotti que conquistou o 5º Lugar no estado, representando o Colégio Rogacionista. Parabéns aos meninos da LSCX -Liga Sul Catarinense de Xadrez.

Resultado Final (Masculino):


No naipe feminino, outro destaque de nossa LSCX foi para a menina Kathie Librelato de Içara da EAB Prof.Maria da Gloria, treinada pelo Claudionor Pirola que foi VICE-CAMPEÃ em sua categoria conquistando 4,5 pontos em 7 possíveis.

Outro destaque feminino foi para Daiane Coan de Braço do Norte da EBM Antonio Rohden que ficou em 6º Lugar.

Ficou muito claro a força do Sul e da LSCX no cenário estadual de Xadrez Escolar. Parabéns aos técnicos e Professores pelo bom trabalho!

4ª Etapa do Circuito de Xadrez de Sombrio/SC.

Hoje, sábado 23/06/2012, tivemos mais uma Etapa do Circuito de Xadrez de Sombrio 2012. Os jogos foram realizados na Casa da Cultura e contou com participações de enxadristas de Jacinto Machado, de Torres/RS e Luis Cardoso de Araranguá, que está na luta pelo título em 2012. Leandro Ubialli Cardoso não pode participar por estar participando do JESC em Lages nesse fim de semana.

O evento foi realizado em 6 Etapas, sendo que as primeiras partidas foram com tempo de 16 minutos para cada jogador, passando para 21 minutos a partir da segunda rodada.

John Jones de Sombrio, recentemente campeão absoluto na 4ª Etapa do Circuito Catarinense, na categoria ESPECIAL ocorrido em Lages no início desse mês, na festa do pinhão, confirma a boa fase e consagra-se CAMPEÃO ABSOLUTO nessa Etapa. Parabéns!
Com esse resultado, a luta pelo título desse ano, fica mais competitiva e bem indefinida.

Ao final tivemos o seguinte resultado (Foto abaixo):

CAMPEÃO: John Jones (Sombrio);
VICE-CAMPEÃO: Luis Cardoso (Araranguá);
3º Lugar: Mateus David (Sombrio).


Outros registros:




O Evento foi muito bem conduzido e organizado pelo Presidente da LSCX, o enxadrista Mateus David. Parabéns!

JESC 2012 am Andamento

O araranguaense Leandro Ubialli Cardoso, finalizou o dia de ontem na liderança da Etapa do Estadual na cidade de Lages.

Confira abaixo as tabelas das quatro rodadas de ontem e as 3 finais de hoje:


Classificação ao final do dia de ontem:


Hoje teremos a decisão com as 3 rodadas finais, totalizando 7 rodadas:


As disputas são difíceis, vamos torcer muito hoje!

Confira tudo no link:

sexta-feira, 22 de junho de 2012

JESC 2012 - Etapa Estadual em Lages/SC.

As delegações que a partir de hoje (22/06/2012) vão disputar em Lages a etapa estadual dos Jogos Escolares de Santa Catarina (JESC) já estão alojadas. Disputada por alunos de 12 a 14 anos a competição envolve 1.024 estudantes de 48 escolas das 36 Secretarias de Desenvolvimento Regional (SDRs) e prossegue até domingo (24).
Os campeões representarão Santa Catarina nas Olimpíadas Escolares que ocorrerão em setembro em Poços de Caldas (MG).

Dos JESC jogam os estudantes classificados nas quatro etapas regionais nas modalidades de vôlei, basquete, handebol, futsal, tênis de mesa, xadrez e badminton mais os inscritos nas modalidades de atletismo, natação, judô e ciclismo. As etapas regionais foram realizadas entre o final de maio e a primeira quinzena deste mês nas cidades de Lages, Içara, Xaxim e Ascurra.

Relação dos jogadores na modalidade XADREZ masculino e feminino:

Como único araranguaense participando, representando a EEB Maria Garcia Pessi -22ªSDR, Leandro Ubialli Cardoso fez sua primeira partida agora pela manhã, iniciando as 10h., contra Mateus Rocha (Chapecó).

domingo, 17 de junho de 2012

3º Circuito de Inverno de Xadrez

2ª Etapa: Criciúma-SC

Liga Sul Catarinense de Xadrez
Local:
Colécio Rogacionista Pio XII -Criciúma/SC.

Organização:
Professor Karlus Valga.

Nesse sábado (16/06/2012), tivemos mais uma Etapa do Circuito de Inverno, desta vez na cidade de Criciúma e com um grande sucesso de participação.
Novamente, tivemos participando mais de cem enxadristas participando, todos entusiasmados e felizes com o crescimento contínuo do xadrez em nossa região.
Desta vez, tivemos a grata e surpreendente participação do veterano e excelente jogador de Florianópolis, o Sr. Miguel Angel Bajerano. Bajerano foi logo surpreendendo a muitos dos fortes jogadores locais, vencendo partidas difíceis.
Novamente tivemos delegações de várias cidades como Braço do Norte, Araranguá, Sombrio, Torres além dos anfitriões de Criciúma. O torneio foi novamente dividido em duas categorias, a Divisão Principal e a Divisão de Acesso e tudo muito bem organizado, como já era esperado.


Destaques na Etapa para nossa Equipe de Araranguá, foram o Professor Alexandre de Matos, que desta vez, jogando firme e com consistência não deixou escapar o título e foi o grande CAMPEÃO Divisão Principal.

Outro destaque, foi o Leandro Ubialli Cardoso que tornou-se CAMPEÃO sub-14 e ainda ficou em 10º Lugar no Geral Absoluto da Divisão Principal.

O menino Peterson Espindola foi o grande CAMPEÃO Sub-12 com uma excelente pontuação, numa Etapa de nível elevadíssimo de jogadores, onde conseguiu conquistar preciosos 3,5 pontos e ainda ficou em 12º Lugar no Geral Absoluto da Divisão Principal. O menino João Vitor foi 3º Lugar Sub-14.

O garoto Gabriel Shons foi destaque na Divisão de Acesso e sagrou-se CAMPEÃO Sub-16 e também VICE-CAMPEÃO Geral Absoluto.

Luis Cardoso ficou em 11º Lugar, Ivanio Leonardelli (Zico) ficou em 14º Lugar e Wellington Marques Rangel em 27º Lugar no Geral Absoluto da Divisão Principal.

A Equipe araranguaense foi
VICE-CAMPEÃ nessa 2ª Etapa!

Alguns Pódios da Etapa:
Os 10 primeiros da Divisão Principal (da direita para esquerda): Alexandre de Matos, Claudionor Pirola, Marcelo Senger, Dr. Juliano (representado), Miguel Bajerano, Tiago de Carvalho, Gulherme Antunes, Alvaro Teixeira Peres, Evandro Bitecourt e Leandro Ubialli Cardoso.

Modalidade Sub-14 - Divisão Principal:
CAMPEÃO: Leandro Ubialli Cardoso (Araranguá);
VICE-CAMPEÃO: Vinicius Topanotti (Criciúma);
3º Lugar: João Vitor (Araranguá)

Modalidade Sub-16 - Divisão de Acesso:
CAMPEÃ: Letícia Kammer (Criciúma);
VICE-CAMPEÃO: Gabriel Schons (Araranguá).

Modalidade Sub-12 - Divisão Principal:
CAMPEÃO: Peterson Espindula (Araranguá).
Outros registros:






Resultados e outras informações no Blog da LSCX:

domingo, 10 de junho de 2012

4ª Etapa do XIV Circuito Catarinense de XADREZ

Nesse sábado (09/06/2012) apesar de muito frio, os araranguaenses Leandro Ubialli Cardoso e Luis Carlos Linhares Cardoso, estiveram participando na cidade de Lages/SC, da 1ª COPA FESTA NACIONAL DO PINHÃO DE XADREZ, válida pelo ABERTO DO BRASIL DE XADREZ RÁPIDO e pelo XIV CIRCUITO CATARINENSE DE XADREZ RÁPIDO.
O evento foi organizado pela Federação Catarinense de Xadrez (FCX), por intermédio do Lages Xadrez Clube em conjunto com a Prefeitura de Lages - Secretaria de Turismo/FME.

Solenidade de Abertura, com a presença do GM Argentino, dos MF(s), das autoridades da FCX, do Marcos Cordeiro do Clube de Lages e a imprensa local:


O local do evento foi o Ginásio Jones Minosso no Bairro Universitário, e apesar do frio muito intenso a participação dos enxadristas foi muito boa.

Se fizeram presentes, grandes enxadristas nacionais e internacionais, como o GM (Grande Mestre) Sandro Mareco da Argentina (FOTO à esquerda jogando ping amistoso antes das rodadas), o Sérvio MI (Mestre Internacional) Dragan Stamenkovic, e os brasileiros MF (Mestres Fide) Ernani Francisco Choma, Haroldo Cunha dos Santos Jr., Charles Gauche, Alfeu Junior Varela Bueno e a Vanessa Feliciano Ebert. Estiveram presentes vários outros excelentes enxadristas, como o César H. Umetsubo, Acyr Rogerio Calçado entre outros. Ao final, o que todos já previam aconteceu: o GM Argentino Sandro Mareco foi o grande campeão.

Nessa etapa a Federação Catarinense fez a entrega das premiações para os Grandes Campeões no acumulado anual por categorias e do Absoluto do Circuito Catarinense do ano de 2011.
Na Divisão Superior, o Araranguaense Leandro Ubialli Cardoso, foi destaque, como VICE-CAMPEÃO Sub 14 2011 e 10º Lugar no Geral Absoluto 2011.
O campeão Sub-14 2011, foi o Osnir de Imbituba, que junto com o Leandro dominaram em 2011 a categoria Sub-14, demonstrando a força do xadrez no sul e extremo sul do estado.

Na foto acima, Leandro recebe do ex-presidente da FCX, o Sr. Gilson Chrestani, a medalha de 10º Lugar acumulado absoluto 2011.


Nessa etapa os araranguaenses não conseguiram desempenhar seu melhor xadrez, fizeram 3 pontos e 3,5 pontos respectivamente em 7 possíveis. Leandro ficou em 5º Lugar na categoria Sub-14 Superior.

Destaques do Extremo Sul:
Porém, queremos destacar o ótimo desempenho de nossos vizinhos de Sombrio, que também se fizeram presentes, participando na categoria ESPECIAL e fizeram bonito.
Nosso conhecido enxadrista, John Jones foi CAMPEÃO GERAL ABSOLUTO e faturou seu lindo troféu além de brindes. Parabéns!

O Bruno também esteve muito bem, ficando em 8º Lugar no geral absoluto.
Equipe de Sombrio. PARABÉNS!!!

Um verdadeiro exemplo!
Para quem acha difícil jogar xadrez, destacamos um grande exemplo de participação, digno de um campeão.
O Sr. Álvaro, deficiente visual, aluno do MF Charles Gauche, deu um verdadeiro Show de xadrez e foi CAMPEÃO em sua categoria.
É admirável a maneira com que esse notável e especial jogador, consegue perceber os movimentos e sentir a posição das suas peças e de seus adversários.
Na foto acima, ele está tocando todas as peças e o tabuleiro, reconhecendo a posição antes de fazer seu lance. Na foto abaixo, está no pódio recebendo seu merecido troféu, o qual também dedicou ao seu professor Charles Gauche (último à direita na foto abaixo). Parabéns Álvaro, você foi Incrível!!!

Outros registros: